Quem decide se eu terei um visto ou não?

De acordo com a legislação dos Estados Unidos o Departamento de Estado possui responsabilidade pela emissão de vistos e a maioria dos vistos é emitida por Consulados e Embaixadas do Departamento de Estado fora dos EUA. Um Oficial Consular Americano irá avaliar a sua solicitação no momento da entrevista e decidir se você se qualifica para obter um visto.

Porque algumas pessoas, apesar de terem os vistos aprovados no consulado americano de seus países de origem, tem a entrada impedida quando passam pela Imigração dentro dos Estados Unidos?

Ter um visto emitido no passaporte não garante a entrada nos Estados Unidos. Um Visto apenas indica que a sua solicitação foi avaliada por um Oficial Consular do Departamento de Estado Americano em um Consulado ou Embaixada dos E.U.A., e que esse oficial determinou que você é elegível para viajar até um posto de entrada para os Estados Unidos no qual um oficial da Imigração irá analisar se você poderá entrar nos Estados com o visto emitido pelo Consulado. O Consulado Americano e o U.S. Department of Homeland Security são órgãos autônomos e independes, suas decisões não são vinculadas.

Posso morar e trabalhar nos Estados Unidos com visto de turismo?

Não é possível estabelecer residência nem trabalhar legalmente com o visto B1 – Turismo. O visto de turismo proíbe trabalho e estudo. Existem inúmeros vistos que permitem trabalho e residência temporária, (H, L, O, P e Q) como a residência permanente – Green Card mas são vistos com pré-requisitos a serem atendidos.

Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?

Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.

Se eu estiver nos EUA com visto de turista e me casar com um cidadão, posso regularizar minha situação sem precisar retornar para o Brasil?

Um casamento com cidadão Americano lhe dará o direito de iniciar um process de legalização. Porem, existem vários fatores que possam afetar seu caso. Este processo poderá ser feito dentro dos Estados Unidos se voce entrou legalmente no pais, caso contrario tera que fazer outro tipo de processo.

Morei ilegalmente nos Estados Unidos por alguns anos, mas retornei ao Brasil. Agora gostaria de visitar amigos e parentes que estão nos Estados Unidos. Eu tenho chances de conseguir o visto?

Em geral, as pessoas que ficam ilegalmente nos EUA até 180 dias sofrem uma punição de não poder retornar aos EUA por 3 anos, caso você fique mais de 180 dias o prazo para que a punição são 10 anos sem retornar aos Estados Unidos.

Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar preencher todos requisitos do Consulado Americano para uma petição de visto como, comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar e evitar imigrantes com a intenção ficar pós o período dado pelo agente da imigração, alguém que permaneceu ilegalmente nos EUA, ou seja após o prazo dado em seu passaporte para permanecer em solo americano – o carimbo que você recebe ao entrar nos EUA – é um alvo em potencial para que eles não permitam que regresse e as chances para conseguir um novo visto diminuem.

Caso eu tenha um visto negado, isso significa que nunca conseguirei um visto americano?

Não. Ter um visto negado significa a pessoa, à época, tentou convencer o oficial consular de que tinha condições de viajar para os EUA, que pretendia retornar após o término do período de viso dado e que desejava com o visto tornar os Estados Unidos como residência permanente. Dessa forma, ter o visto negado uma vez não implica que será negado para sempre.

A sua situação de vida pode se alterar de uma forma que caso venham a realizar uma nova aplicação, o consulado poderá entender que agora eles tem elementos suficientes para entender que você retornará. O ideal é não tentar aplicações com intervalo de tempo pequenos entre elas.

Comprar passagens antes de solicitar um visto me ajuda na hora da entrevista?

De forma nenhuma. O que ocorre é justamente o contrário, o próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que a pessoa tenha o visto aprovado, a devolução do passaporte e documentos entregues a imigração pode demorar.

Tenho cidadania de um país que possui um tratado de comércio com os Estados Unidos. Existe algum visto especifico que eu possa aplicar utilizando esta cidadania?

Caso você possua cidadania de um dos países que possui um tratado de comércio com os EUA como Itália, Alemanha, Franca, etc) você podera ser elegível para o visto E1 (Treaty Trader) ou E2 (Treaty Investor). O primeiro passo para saber se você é elegível para esta categoria de visto é estabelecer qual é seu objetivo ao vir para os Estados Unidos:

– Se é participar de um comércio substancial, incluindo comércio de serviços ou tecnologia, em atividades qualificadas, principalmente entre os Estados Unidos e o país que você possui a cidadania; ou

– Se é desenvolver e dirigir as operações de uma empresa na qual você tenha investido uma quantia substancial de capital.